---------------------- -------------------------------- -------------------------------- --------------------------------- ENEJOTABE: Meteoros Orionids, clarão nos céus do Rio de Janeiro nesta madrugada (16/10)

BANNER DE MEUS BLOGS

============================== TOQUE A SUA MÚSICA ====================================

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Meteoros Orionids, clarão nos céus do Rio de Janeiro nesta madrugada (16/10)

Meteoros Orionids, clarão nos céus do Rio de Janeiro nesta madrugada (16/10)

Posted by Thoth3126 on 16/10/2015

clip_image001

Meteoro provoca clarão ao cair nos céus do Rio de Janeiro madrugada de 16, sexta-feira.

Chuva de meteoros Orionids de outubro (pico nas noites de 21 e 22) de 2014.

Em 2015, a chuva de meteoros Orionids deverá atingir o pico entre 20 e 24 de outubro – durante a fase da Lua crescente, o que irá tornar mais fácil para se ver o chuveiro para os observadores de ambos os hemisférios Norte e Sul.

A chuva de meteoros Orionids é uma das duas chuvas de meteoros associados com o Cometa Halley.

Tradução, edição e imagensThoth3126@gmail.com

Chuva de meteoros Orionids de outubro (pico nas noites de 21 e 22) de 2015.

Fonteshttp://www.timeanddate.com/ e http://g1.globo.com

Ele é chamado Orionids porque os meteoros parecem surgir ou irradiar desde aConstelação de Órion (onde estão situadas as Três Marias), o Caçador.

O evento astronômico Orionids ocorre no final do mês de outubro e o seu radiante está na constelação de Órion. Esta chuva de meteoros terá seu auge no dia 21 de outubro de 2015, mas ela é bastante irregular. Um bom espetáculo pode ser experimentado nas madrugadas entre os dias 20 e 24. Uma melhor visualização poderá ser obtida a partir do leste, após a meia-noite.

clip_image002

A Constelação de Órion

A chuva de meteoros Eta Aquarids que ocorre em maio é a segunda chuva de meteoros criada pelos destroços deixados pelo cometa Halley em sua passagem pelo sistema solar. O Halley é um cometa periódico que leva cerca de 76 anos para fazer uma revolução completa em torno do Sol. Na sua próxima passagem, ele será visível da Terra em 2061.

Onde posso ver os meteoros Orionids

Os Orionids podem ser vistos pelos espectadores de ambos os hemisférios, sul e norte. Embora não seja necessário olhar em uma direção particular para desfrutar de uma chuva de meteoros – simplesmente deitar no chão e olhar para o céu diretamente acima de você e então será obrigado a ver alguns meteoros riscando o céu- os astrônomos sugerem que os observadores do Hemisfério Norte olhem para o céu do sudeste, enquanto que os do hemisfério sul (Brasil) devem olhar para o céu ao seu nordeste.

Perseids1280x720

Quando visualizar as Orionids

Segundo o astrônomo Jorge Mario Carvano, do Observatório Nacional, o pico da chuva de meteoros pode ocorrer no dia 21. É improvável que haja uma colisão desses corpos celestes com a superfície do planeta. O melhor momento para se ver a queda de meteoros Orionids é um pouco antes de anoitecer e logo após a meia-noite.

“— A chuva de meteoros ocorre devido ao encontro na órbita da Terra com partículas de algum corpo que libera poeiras. Neste caso, é o cometa Halley — explica. — Os rastros de cometas tendem a ser pouco resistentes e não formam meteoritos, os corpos celestes que colidem com o planeta”; segundo o astrônomo Jorge Mario Carvano, do Observatório Nacional

A Localização no céu

A chuva de meteoros Orionid é visível em meados de outubro. A melhor data é agora, em torno de 20 e 21 de outubro de 2015. Nota: Os tempos são para a data de 20 de Outubro de 2015. Definir a sua localização

clip_image005

Escombros e detritos do Cometa Halley (foto acima) faz com que ocorra a Chuva de meteoros anual chamada de Orionids. NASA / ESA / Max-Planck-Institute for Research Sistema Solar

Um meteoro (um provável ORIONIDS) foi visto cruzando o céu do Rio de Janeiro e de outras cidades da Região Sudeste, na madrugada desta sexta-feira (16). Muitas pessoas conseguiram ver um clarão no céu e alguns observatórios registraram o fenômeno.

Em entrevista ao G1, o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do projeto Exoss, uma organização sem fins lucrativos que estuda meteoros, informou que o meteoro passou em alta velocidade pela atmosfera terrestre sobre o Rio, caindo no oceano a cerca de 200 quilômetros da costa.

“Estamos avaliando ainda e não tenho dados conclusivos, mas acredito que pode ter sido um meteoro de cerca de um quilo, não era pequeno”, disse. Ele explicou que o projeto já recebeu cerca de 30 relatos de pessoas que viram o fenômeno em diversas partes do Rio ( Seropédica, Botafogo, Barra da Tijuca, Jacarepaguá)  e ainda regiões do Sul do estado.

clip_image006

Segundo o astrônomo, a luz provocada pelo objeto também foi vista em alguns locais de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Com apoio dos relatos o fenômeno será analisado nos próximos dias pelos especialistas, mas dados preliminares indicam que ele tinha um brilho  intenso, nas cores azul e verde, bem maior do que a luz da lua cheia.

Como visualizar os Orionids

Aqui estão algumas dicas sobre como maximizar o seu tempo ao procurar olhar para a queda dos meteoros Orionids:

§ Saia da cidade para um lugar onde as luzes artificiais dos grandes aglomerados urbanos não impeçam a sua visualização;

§ Se você está ao ar livre vendo o chuveiro durante o seu pico, você não precisa de nenhum equipamento especial. Você deve ser capaz de ver a chuva com seus próprios olhos sem auxilio de de nhum telescópio.

Nighted Vail

§ Leve um cobertor ou uma cadeira reclinável confortável com você – para se observar a queda de meteoros, assim como qualquer outro tipo de estrela que voce quer ver é um jogo de espera epaciência, e você precisa estar confortável. Além disso, você pode não querer ir embora cedo até que você tenha desfrutado do espetáculo majestoso de fogos de artifício celestes.

§ Verifique o tempo e o horário do nascer e o pôr da lua para a sua localização antes de sair, e planeje a sua visualização em torno deste momento.

Durante muitas noites seguidas, os observadores do céu antes do amanhecer podem ver meteoros riscando os céus vindos da direção da constelação de Orion, perto do “ombro” do caçador. Em 2015, os meteorologistas esperam que os Orionids em seu pico em outubro 21-22, caiam à taxa de 20-25 meteoros por hora.

Mais informações sobre cometas e meteoros em:

1. http://thoth3126.com.br/meteoros-podem-estar-a-caminho-da-terra/

2. http://thoth3126.com.br/explosao-e-queda-de-meteoro-na-russia-destruicao-e-feridos/

3. http://thoth3126.com.br/meteoro-na-argentina-explosao-em-novas-imagens/

4. http://thoth3126.com.br/meteoro-explodiu-nos-ceus-dos-eua/

5. http://thoth3126.com.br/nasa-chuva-de-meteoros-e-estrelas-cadentes-imagens/

6. http://thoth3126.com.br/meteoro-explode-sobre-a-espanha/

7. http://thoth3126.com.br/licoes-do-impacto-de-meteoro-na-russia/

8. http://thoth3126.com.br/asteroide-2014rc-passa-raspando-a-terra-dia-0709/

9. http://thoth3126.com.br/chuva-de-meteoros-perseidas-de-agosto/

10. http://thoth3126.com.br/nasa-chuva-de-meteoros-e-estrelas-cadentes-imagens/

Permitida a reprodução desde que mantido na formatação original e mencione as fontes.

clip_image009www.thoth3126.com.br

Fonte + http://thoth3126.com.br/meteoros-orionids-noites-de-21-e-22-de-outubro/
---------------------------------------------------

Technorati Marcas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário