---------------------- -------------------------------- -------------------------------- --------------------------------- ENEJOTABE: Rio de 1.500 km é descoberto em Marte

BANNER DE MEUS BLOGS

============================== TOQUE A SUA MÚSICA ====================================

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Rio de 1.500 km é descoberto em Marte

Rio de 1.500 km é descoberto em Marte

clip_image002

Os astrônomos da ESA, a Agência Espacial Europeia, liberaram imagens 3D incríveis da parte superior da região Reull Vallis, de Marte, que revelam o leito seco de um rio de 1.500 km de comprimento.

Originalmente, o rio, que em partes tinha 7 km de largura e 300 metros de profundidade, corria das serras de Promethei Terra para a enorme bacia Hellas. Para comparar, o rio Amazonas tem a largura máxima de 11 km (estação da seca) a 50 km (estação das chuvas), com 100 metros de profundidade.

As câmeras estereoscópicas a bordo do Mars Express também revelaram numerosos tributários que alimentavam o rio gigantesco.

À direita das imagens, podem ser vistas as montanhas de Promethei Terra, elevando-se a 2.500 metros acima das regiões planas ao redor, uma paisagem não muito diferente de outras do nosso planeta.

Igual à Terra

A equipe de cientistas da Mars Express informou que o rio tinha água em abundância entre 3,5 e 1,8 bilhões de anos atrás, durante o período Hesperiano.

Depois, começou o período Amazoniano, que invadiu o Reull Vallis com uma geleira. Esta geleira escavou o vale em que o rio estava, empurrando detritos e gelo, e causando as bordas vivas que podem ser vistas nas imagens.

Reunindo os dados dos robôs e sondas da Nasa e ESA, percebe-se que Marte sofreu os mesmos processos geológicos que aconteceram na Terra.

Geólogos planetários acreditam que o Reull Vallis é idêntico a outros vales glaciais da Terra, como o que pode ser visto no Yosemite, EUA. A certo ponto, Marte pode ter se parecido com isto:

clip_image001

Muito mais tarde, o vale sofreu o impacto de meteoros, originando as crateras que podem ser vistas nas imagens abaixo. Acredita-se que elas e outros aspectos da paisagem podem conter bastante gelo.[ESA, Gizmodo]

clip_image002

Vista aérea, em cor natural

clip_image003

Vista em perspectiva, mostrando um tributário conectando com o rio, no meio da imagem

clip_image004

As setas na foto destacam o rio e um dos seus tributários

clip_image005

O Reull Vallis em uma vista de perspectiva, com uma cratera preenchida de sedimentos em primeiro plano

clip_image006

Imagem estereoscópica, para quem tiver óculos anaglíficos (lente esquerda vermelha, lente direita azul ou ciano) para ver em 3D

Fonte = http://hypescience.com/rio-de-1-500-km-e-descoberto-em-marte/

terça-feira, 22 de janeiro de 2013
22:23h

===========================

VÁRIOS ASSUNTOS Marcas:

2 comentários:

  1. Belas imagens e muito elucidativas ! Continuo a dizer que aprendo muito com as suas postagens e hoje precisamente fiquei a saber que Marte tinha um rio e as imagens revelam o leito seco do que fora um rio de 1500 km de comprimento . Uma boa noite e um grande abraço aqui de Portugal da amiga ,
    Gaby

    ResponderExcluir
  2. Acabo de receber um lindo presente seu Gabriela, a sua presença com este comentário. Muito Obrigado

    ResponderExcluir